Anymal D: tecnologia da indústria 5.0 como solução para mineração
Seguindo a tendência da indústria 5.0, que foca na colaboração entre o homem e máquina, a suíça ANYBotics e a brasileira PUR trouxeram para o mercado brasileiro o Anymal D, uma tecnologia de inspeção industrial.
O robô autônomo já é utilizado no país e tem mostrado resultados positivos. A Vale foi uma das primeiras mineradoras a utilizar a solução e os resultados têm sido positivos. Afinal, o robô tem muitas habilidades para apoiar esse segmento, tais como:
– Atua em condições adversas, ou seja, em qualquer tipo de terreno e clima.
– Enxerga informações que o olho humano não vê, como vibração e temperatura.
– Opera em tempo real.
– Realiza diagnósticos e entrega dados e relatórios precisos para a tomada de decisão.
A principal razão para a escolha desta tecnologia é que o robô elimina riscos pertinentes às atividades de inspeções que vão desde exposição a ruído e poeira até atuação em espaços confinados, por exemplo. “Entre seus principais benefícios estão a segurança, já que é uma ferramenta que evita que o colaborador se arrisque ao deslocar-se até áreas instáveis ou com alto nível de periculosidade; e os dados precisos, que apoiarão na análise mais assertiva e na tomada de decisão”, explica Franklin Aguiar, diretor da PUR.
A utilização do robô de quatro patas também traz mais eficiência para a tomada de decisão, com acesso a informações qualificadas, já que seus algoritmos, baseados em Inteligência Artificial, transmitem informações confiáveis e atualizadas em tempo real. Pré-programado ou a pedido do seu operador, o ANYmal D realiza rotinas de inspeção automatizadas e se integra aos sistemas de gerenciamento de manutenção existentes para produzir dados de inspeção e relatórios de análise consistentes, como percepções visuais, térmicas e acústicas para monitoramento de condições de equipamentos e infraestrutura.
Quer conhecer mais?
Assista o webinar, visite o hotsite do robô ou acione nossos especialistas: (31) 3045-8222.