PUR

Notícias PUR

PUR investe em energia renovável

A PUR inaugurou uma Usina Fotovoltaica que reduzirá até 98% no custo de energia elétrica, além de contribuir significativamente para o meio ambiente, por não emitir gases poluentes e reduzir a produção de CO².

O sistema gerador da usina PUR conta com 840 painéis solares que capturam energia para transformação em energia sustentável. São 4 inversores instalados, com potência de até 420kwp, produzindo anualmente 638.927,4 kwh de energia. Isso evitará a emissão de 640,85 toneladas de CO² por ano e 19.225,50 toneladas do mesmo composto nos próximos 30 anos.

“Nos orgulhamos de ter uma fonte de energia alternativa, sustentável e totalmente renovável, obtida a partir da incidência da luz e calor solar, e do fato de as ações da PUR estarem alinhadas às principais iniciativas globais voltadas para redução de emissões atmosféricas prejudiciais ao meio ambiente”, afirma Helbert Siqueira, gerente de qualidade e processos.

Ele conta ainda que, anualmente, de forma voluntária, a empresa divulga os dados da Pesquisa  por meio do preenchimento do questionário de mudanças climáticas do CDP – Carbon Disclosure Project (Projeto de Divulgação de Carbono). “Este ano, passaremos da categoria consumidor para gerador de energia, elevando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o zelo relacionado às questões climáticas”.

CURIOSIDADES SOBRE AS FONTES RENOVÁVEIS

A matriz energética brasileira é bastante diversificada e pode ser considerada uma das mais renováveis dentre todas as grandes economias mundiais, tem forte presença de fontes energéticas renováveis como hidráulica, biomassa (usada na produção de biocombustíveis), etanol (empregado na produção da cana-de-açúcar), além das energias eólica e solar, que vêm ocupando cada vez mais espaço.

Nos últimos anos, a presença destas fontes renováveis na matriz energética brasileira aumentou consideravelmente. Em 2014, por exemplo, elas correspondiam a 39,5%. Em 2019, a proporção subiu para 46,1% e, esse aumento se deu principalmente com a maior participação da biomassa da cana e do biodiesel, associado à redução de 6,2% de petróleo e derivados.

Além disso, em 2021 o Brasil lançou o programa Combustível do Futuro, chamado de hidrogênio verde, com o intuito de reduzir a participação de combustíveis fósseis na matriz energética. O hidrogênio só é considerado verde se for obtido em processos sem emissão de carbono, nas usinas de energia eólica, solar e de biomassa.  Como o bloco europeu não tem condições de produzir esse tipo de hidrogênio para atender à própria demanda, está formando um mercado internacional de energia no qual países com áreas disponíveis, sol e vento são potenciais parceiros. E o Brasil assumiu o protagonismo no cenário energético global pelo seu grande potencial de exportação.

A geração eólica, por exemplo, tem avançado rapidamente e hoje o país tem 695 parques, sendo que cerca de 90% deles estão no Nordeste brasileiro e ainda estamos caminhando para uma regulamentação das usinas eólicas no mar (offshores).  O Operador Nacional do Sistema (ONS) estima que até o fim de 2025 o crescimento seja bem maior, pois o Brasil tem potencial de geração de energia eólica o suficiente para atender o triplo da demanda atual de energia do país, o que vem atraindo cada vez mais investimentos para o setor.

Já a energia solar fotovoltaica, quase dobrou sua participação nos últimos três anos, e alcançou em 2023 a segunda posição na matriz elétrica brasileira, representando 11,2%. A informação é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).  A fonte solar é a que mais cresce no Brasil e, após ultrapassar a eólica, está atrás apenas da hídrica. Segundo a Agência Brasil, a participação de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado foi a maior dos últimos 10 anos.

Dessa forma, a fonte solar é a que mais cresce no Brasil e, após ultrapassar a eólica, está atrás apenas da hídrica. Segundo a Agência Brasil, a participação de usinas hidrelétricas, eólicas, solares de biomassa no total de energia gerado foi a maior dos últimos 10 anos.

OUTRAS AÇÕES

Assim, para a PUR, a agenda ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, na sigla em inglês) caminha junto com o crescimento da empresa.

De fato, além do investimento em energia verde a empresa vem desenvolvendo nos últimos anos diversas ações para incentivar o uso racional da água no dia-a-dia. A PUR pretende, assim, mostrar sua responsabilidade com o meio ambiente, a sociedade e os valores sustentáveis.

Exemplo disso é que a PUR também conta com um sistema de reaproveitamento da água utilizado no processo de irrigação dos jardins da empres e, ainda, tem ainda sua própria estação de tratamento de esgoto.

Por fim, convidamos você a acompanhar nosso LinkedIn para, desse modo, ficar sempre por dentro das novidades e investimentos que a PUR realiza para manter a excelência em fabricação de produtos e prestação de serviços.

Sede da PUR com usina fotovoltaica instalada