PUR DESENVOLVE SOLUÇÃO PARA ACOPLAMENTO DE LOCOMOTIVAS EM PARCERIA COM A VALE
A PUR, em parceria com a VALE, desenvolveu um sistema que permite fazer o acoplamento do Helper de modo Dinâmico, isto é, sem a parada total do trem de carga. Por este motivo, o Sistema é denominado “Helper Dinâmico”, consistindo em diversos equipamentos eletroeletrônicos, pneumáticos e mecânicos instalados na locomotiva Helper, e um equipamento eletrônico/pneumático, denominado EOT (End Off Train), acoplado na cauda do trem de carga.
Um bom exemplo para compreender melhor o sistema é o trem que percorre a Estrada de Ferro Carajás (EFC). Imagine a cena: o trem de minério sai da mina no Pará, com aproximadamente 4.200 toneladas de minério, percorrendo cerca de 900 km até chegar em São Luís / MA. No primeiro terço do trajeto, em Açailândia / MA, existe um trecho de 150 km com o aclive mais acentuado da ferrovia, o que dificulta o trânsito deste trem, que na maioria das vezes é formado por 4 locomotivas e 330 vagões. Dada a dificuldade de um trem carregado e com todo esse peso subir o trecho próximo a Açailândia /MA, há a necessidade de uma ajuda extra para vencer esse aclive.
No passado esta atividade era realizada pela interrupção da composição ferroviária para o acoplamento de duas locomotivas na cauda da composição, gerando uma tração adicional chamada de Helper. Esta atividade era demorada e comprometia a disponibilidade e eficiência do transporte ferroviário, além de aumentar muito o consumo de combustível para tirar esse gigante da inércia.
Com o Helper dinâmico as duas locomotivas perseguem a composição ferroviária e o acoplamento é realizado em movimento (de forma dinâmica). O sistema, atualmente modernizado pela PUR, auxilia o acoplamento de locomotivas pela cauda de uma composição ferroviária na transposição de aclives (Locomotivas Helper). Após passagem da composição ferroviária de carga pelo desvio, as locomotivas Helper iniciam a perseguição da composição de forma dinâmica, com controle eletrônico de velocidade, distância, posição (por GPS) e até o acoplamento.
Diferenciais:
• Diminuição no tempo de parada da via para o acoplamento, quando comparada com a operação manual, com consequente aumento na produtividade;
• Economia de combustível quando comparada com a operação manual, por não haver a necessidade de retirada da composição ferroviária da inércia (arranque);
• Total segurança na operação do acoplamento.
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