Lean Manufacturing: maximizar o valor, eliminando desperdícios
A PUR está implementando a filosofia Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) com a ajuda do Senai. Desenvolvida pela Toyota, essa filosofia se baseia em princípios como foco em melhoria contínua, respeito pelas pessoas e eliminação sistemática de atividades que não agregam valor ao produto ou serviço final.
Cerca de 20 colaboradores de diferentes áreas – Produção, PCP, Qualidade, P&D e Compras – foram selecionados para ser replicadores do programa dentro da organização. “O Lean é uma filosofia que utiliza um conjunto de ferramentas que auxiliam na identificação e eliminação do desperdício e na melhora da qualidade e permitem reduzir o tempo e o custo de produção, resultando em ganho de produtividade”, explica Gladson Ferreira, gerente de produção
A filosofia se baseia em 5 princípios:
- Identificar Valor: Especificar valor sob a ótica do cliente;
- Mapear o Fluxo/cadeia de Valor: Identificar as atividades que geram valor, ou seja, as atividades imprescindíveis ao resultado final, para que sejam alinhadas na melhor sequência possível;
- Fluxo Contínuo: Realizar essas atividades sem interrupção;
- Produção Puxada: Produzir a partir de demandas reais;
- Perfeição: Procurar fazer de maneira cada vez mais eficaz.
Implantação do Lean Manufacturing
Analista de Projetos do setor de P&D e integrante do Time Kaizen da PUR, Amanda Matozinhos explica que a Jornada Lean junto ao Senai permite uma maior capacitação dos colaboradores. “É o que vai possibilitar uma melhoria contínua dos processos e da qualidade dos produtos, além de redução dos custos, menor tempo para atendimento das demandas e aumento da satisfação dos clientes, tornando os produtos PUR mais competitivos no mercado”.
A implantação do Lean na PUR tem se dado de forma gradual. “Mudar é sempre desafiador e, quando falamos do Lean, trata-se de uma mudança cultural que afeta toda a cadeia produtiva da organização e requer engajamento de todos, pois a ideia é nos colocar em um cenário bem diferente daquele a que estamos acostumados. Na prática, o que precisa mudar é o mindset dos colaboradores, que devem se manter empenhados em implementar ferramentas que permitam avaliar e reavaliar continuamente os processos produtivos, identificar desperdícios e oportunidades de melhorias que impactam diretamente nos tempos e custos de produção, além da qualidade do produto entregue ao cliente, para que este se sinta satisfeito”, exemplifica Gladson.
Gladson explica que o foco vai além do time de produção. “Quando falamos em Lean Manufacturing, o foco é realmente a produção, mas não é possível pensar em melhorias no sistema de produção sem envolver as demais áreas da empresa, principalmente os departamentos que têm interface com o setor. Até por isso falamos tanto em uma mudança cultural que afeta toda a organização. Muitas das ferramentas utilizadas podem e devem ser usadas pelas mais variadas áreas, até mesmo na prestação de serviços”.
Parceria com o Senai
Paulo Souza, Analista de Tecnologia do Senai, tem apoiado a PUR no processo de implantação e explica que o trabalho se fundamenta na transformação de processos por meio da transformação das pessoas, que são os verdadeiros agentes da mudança. Segundo ele, na prática, este é o primeiro passo de uma jornada que visa trazer mais competitividade à indústria nacional, frente aos desafios da 4° Revolução Industrial.
“De forma geral, o objetivo do Senai é apoiar a evolução da indústria. Este modelo de consultoria visa exatamente ao desenvolvimento da PUR de dentro para fora, capacitando os colaboradores para a aplicação das ferramentas de análise e melhoria e realização de treinamentos multiplicadores internos. Este formato de atendimento visa ao aprimoramento organizacional, para que os ganhos sejam sustentados e não se estabeleça uma relação de dependência, mas de suporte e cooperação, que agregue valor e atenda às necessidades e expectativas da PUR”.
Gladson enaltece a parceria contínua com o Senai. “Eles sempre apoiaram a PUR nas mais variadas demandas: capacitação, consultoria, desenvolvimento, validações de produtos e processos, entre outras. O Senai é um parceiro de longa data, em quem confiamos e que também tem evoluído, oferecendo diversas soluções para a indústria”.