PUR VISITOU A EXPOMIN: UMA DAS MAIORES FEIRAS DE MINERAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Realizada anualmente no Chile, a última edição da Expomin, feira internacional para a indústria da mineração, movimentou o mercado da América Latina. O evento apresentou as novidades de empresas chilenas e de outros países relacionadas aos setores Mineração, Siderurgia, entre outros.
A PUR não ficou de fora! O gerente Comercial da PUR, Igor Lima, participou da feira para conferir as novidades e tendências de mercado, além de estreitar o relacionamento com parceiros estratégicos do Chile. Confira, na entrevista, a avaliação dele sobre o evento:
O que mais chamou sua atenção nesta edição da Expomin?
O que mais gosto na feira é a oportunidade de troca de experiências com o cliente, considerando que as aplicações, apesar serem de certa forma parecidas, possuem detalhes específicos ou até mesmo o tipo de material que processam diferente dos nossos. É muito enriquecedor o conhecimento técnico que é adquirido nas conversas e trocas.
As feiras também são importantes para mapear o mercado, inclusive ter maior conhecimento sobre os concorrentes, especialmente os que ainda não atuam no mercado brasileiro. Conhecer novas tecnologias e inovações é algo que chama muito a atenção da PUR, afinal, para sermos pioneiros, temos que estar sempre à frente das novidades. E isso só acontece para quem está mais ligado às inovações e estratégias do mercado, trazendo e oferecendo soluções diferenciadas localmente.
Em termos de mercado e tendências, há novidades?
Sim, novos players e tecnologias que ainda não estão tão difundidas aqui no Brasil. Devemos estar atentos aos novos entrantes e também a demandas como, por exemplo, automação dos acionamentos dos raspadores, que nas aplicações dos clientes de lá já é uma realidade.
As possibilidades de mineração digital, com análise de dados em nuvem e operação remota de equipamentos, retirando o operador das áreas de risco, são outras situações que vi lá e achei muito interessantes. Há um mercado gigante no Brasil para todas estas aplicações e tecnologias.
A PUR é a representante do ANYmal na América Latina. Sua visita à feira também teve o objetivo de gerar negócios para o robô?
Os objetivos de estar no Chile neste período foi principalmente para estar na Expomin, mas também para estreitar o relacionamento, aproximando mais do nosso distribuidor local, a CFH/SuperPower, além de definir estratégias para o atendimento do mercado chileno. A expectativa é de acelerar as tratativas nos próximos meses e, com isso, começar a perceber os resultados dessa parceria tão importante para a PUR.