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Compliance em foco na PUR  

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A gestão de compliance da PUR é feita por meio de um Comitê já estabelecido, que atua de forma estratégica para mitigar riscos e preservar o negócio de conflitos de interesse, atos indesejáveis ou ilícitos. Quem conta um pouco mais da atuação deste grupo de trabalho é a diretora da PUR Natalie Erbschwendner, que integra o Comitê de Compliance.  

Qual é a importância de um sistema de compliance bem-estruturado dentro de uma organização? 

Um sistema robusto de compliance preserva a reputação e garante a sustentabilidade do negócio por meio de diretrizes que pacificam o entendimento organizacional de como os agentes devem agir, além de prevenir desvios e atos não condizentes com os valores da companhia.    

Nosso desafio é continuar construindo e dar robusteza aos pilares do compliance, como o comprometimento da alta administração, o gerenciamento de riscos, o respeito ao Código de Ética, Políticas e Regimentos; os controles internos; os treinamentos e a Comunicação; o Due Diligence; as auditorias e monitoramentos; as investigações internas e o Canal de Denúncias. 

Veja o exemplo recente das Americanas: um sistema fraco de governança, com pilares frágeis de compliance, comprometeu a reputação da companhia e trouxe prejuízos aos acionistas e à sociedade.  

Quais são os principais benefícios que um comitê de compliance pode trazer para a PUR? 

Por ser um grupo multidisciplinar, composto por pessoas de diversas áreas, ajuda a ter uma visão mais sistêmica e global da empresa. Todos são capazes de contribuir para que o sistema seja robusto, pois todos ajudaram na sua construção. Não é algo de cima para baixo.  

Como o mercado reconhece e valoriza empresas com práticas sólidas de compliance?  

Empresas neste patamar agregam um “selo” a sua marca e reputação, aumentando sua competitividade, pois o compliance é um diferencial competitivo. Além disso, uma cultura organizacional focada em ética e responsabilidade atrai talentos, clientes, parceiros e investidores.  

Isso impacta de que maneira a reputação e a confiança dos stakeholders? 

Desde que não seja um sistema apenas de “papel” e propaganda, os stakeholders enxergam o diferencial da companhia e passam a defendê-lo e a projetá-lo como um espelho diante do mercado.  

Quais são os desafios mais comuns ao se implementar e manter um programa de compliance robusto?  

Entendo que estamos em estágio inicial, rumo a um sistema mais completo. Nosso desafio é nivelar o conhecimento organizacional e difundir uma cultura de compliance que reflita os valores da PUR.